IVA VAN FRAGA

Trilhas Emocionais, armadilhas da ansiedade

IVA VAN FRAGA      quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Como descobrir e desenvolver meios para lidar com o mal do século: “A ansiedade”

Você não tem que evocar espíritos, nem se associar a nenhuma seita, nem mesmo transformar seu mundo.

Você deve tocar e trilhar seu mundo interior, sim! Você é a sua melhor companhia.

Algumas vezes em meu consultório, escuto de alguns pacientes: “Doutora, às vezes nem eu me suporto”. Fico impotente, quero ajudá-lo, mas acabei de conhecê-lo e como irei solucionar um problema desses, em apenas uma consulta?

A maioria das pessoas é focada, determinada, mas não seguem as trilhas corretas.

Sim, temos inúmeras trilhas. Como descobrir a que devemos trilhar? Analisando os mais de 5000 pacientes que atendi ao longo de minha carreira, consegui decifrá-las.

Posso não ter transformado a vida de alguns, mas com certeza todos transformaram a minha, então eu percebi que todos nós cometemos erros quando nos colocamos como reféns emocionais.

Esta série de negativas como: não vou passar no concurso, não vou ganhar um aumento. Estes “nãos” já internalizam o fracasso e isso sabota sua autoconfiança, levando-o a pensar que não é capaz.

 

 

                       

Quimicamente o que acontece é que você todo dia ativa sua glândula suprarrenal, então ela descarrega uma dose de adrenalina, cortisol, imunossupressores, todo dia, o dia inteiro no seu corpo, dessa forma começa a comer desenfreadamente, e aí mais um problema se associa ao existente: o sobrepeso.

Após cinco tentativas no vestibular e muitas dificuldades, consegui passar e me tornei uma médica, fiz quatro pós-graduações e um mestrado e foi com todo este conhecimento que descobri as trilhas emocionais. Hoje ajudo muitas pessoas a trilhar seu caminho de maneira correta.

                    

Para ninguém, vencer é fácil. Sofrimento sempre fará parte da nossa vida, viver imerso nele é sua escolha.

Já presenciei muitos dramas e ouvi diversas histórias, mas a que mais me marcou foi a de uma menina que desenvolveu uma doença autoimune, por ter sido vítima de estupro, por anos, pelo próprio pai e por saber que a sua mãe tinha conhecimento e não fazia nada para impedir.

A faculdade de medicina não me preparou para lidar com estas situações, pois cada pessoa tem a sua trilha, mas aprendi com a experiência a decifrá-las.

A repetição é a base da aprendizagem, então se repetir várias vezes, mesmo inconscientemente, que não é capaz ou que não tem valor, seu cérebro vai gravar isso, ele é programado para aprender pela repetição.

                      

Respire...

O controle emocional com um pouco de ansiedade é benéfico, não fique pensando... “Não vai dar certo, não vai dar certo, não vai dar certo”.

Pessoas que se deixam influenciar pelo que os outros dizem, é o motivo do remédio Rivotril ser um dos medicamentos mais vendidos no país.

Respire...

Se você tem um conteúdo enorme para estudar, não se afobe, comece a ler sem pensar que não vai dar tempo e verá que a assimilação será muito maior.

Respire e pense positivo...

Estudos comprovam que se você tem um problema para resolver ou uma prova no outro dia, leia o conteúdo da prova ou pense no problema antes de dormir, pois seu cérebro continuará trabalhando e provavelmente acordará com o problema resolvido.

Respire...

Não viva a vida do outro, concentre-se na sua. Não dê ouvidos àquelas pessoas negativas, afaste-se delas. Somos a média das pessoas com quem convivemos, portanto se convivermos somente com pessoas medíocres...

Respire...

Não cisme de ser o primeiro lugar, se passar em terceiro ou vigésimo, tanto faz, isso só libera toxinas no seu corpo.

 

Respire...

Atividade física, nem que sejam 30 minutos por dia, não precisa ser em academia cara, existem vários programas gratuitos na internet, pode caminhar ou correr na sua rua, subir escada no seu prédio, dançar e muitas outras coisas. Atividade física oxigena o cérebro, alivia a tensão, não precisa virar um maratonista, mas apenas 30 minutos por dia e será outra pessoa, te garanto.

Respire...

Evite os exageros de doces, refrigerantes, salgados, não precisa virar um militante vegano ou um vegetariano, permaneça um onívoro equilibrado. Se entupir de refrigerante não vai deixá-lo mais inteligente.

Respire...

A ansiedade está em você, não deixe que ela domine cada célula do seu corpo, cabe a você bloquear sua mente daquilo que o impede de ter sucesso.

Respire...

Ative seu parassimpático, nem que seja por narcose, (liberação de CO²... WOU... dá uma zoeira... RS).

Respire...

Não fique remoendo suas neuroses, o que passou é passado, você está no presente e tem que pensar no futuro.

Foque...

Leia suas coisas, faça o que tem que ser feito a procrastinação não vai te levar a lugar algum.

Respire...

A respiração é abdominal, inspire pelo nariz e encha a barriga de ar, ative o parassimpático, relaxe seu sistema nervoso, não seja refém das emoções negativas.

Se há neuroplasticidade do ponto de vista físico dos neurônios, acredite você também pode fazer uma transformação positiva nas suas crenças.

Observe como seu humor pode oscilar e mantenha o padrão positivo.

Beba muita água, não gosta de verduras? Bata todas no liquidificador e coloque em formas de gelo, faça suco de maça com água de coco...

O Magnésio das folhas verdes escuras favorece a concentração.

Respire...

                               

A trilha emocional saudável é você que escolhe, você se automotiva, seja no estudo, no trabalho ou na vida social, você tem que estar no controle.

Trilhe, crie, mude, transforme a sua vida...

Comentários