IVA VAN FRAGA

ACUPUNTURA E ANTITABAGISMO

IVA TEREZA VAN FRAGA      domingo, 3 de abril de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

A acupuntura, antitabagismo e bem estar

Os mecanismos de atuação da acupuntura são diversos. Sua atuação em nosso sistema nervoso central esta cada vez mais consolidada no meio científico. Embora as comprovações e os trabalhos científicos sejam limitados sabe-se dos benefícios da redução da acupuntura no alívio da ansiedade, na melhora da qualidade de vida.

Os benefícios decorrem do fato que quando um ponto de acupuntura é estimulado ele atua nas fibras nervosas chamadas a delta e C e envia uma onda ao seu córtex cerebral estimulando a liberação de substâncias que seu próprio corpo produz, substâncias como dinorfina, beta endorfianas, e outros ansiolíticos e analgésicos endógenos de alto peso molecular( você próprio que produz) que vão lhe trazer uma sensação de bem estar e tranquilidade, bem como ação analgésica pois essas substâncias ficarão em sua sinapse nervosa muito mais tempo. Pense que é um medicamento que você próprio produz. Uma mensagem que seu cérebro a partir de um estímulo apropriado (não adianta eu colocar uma agulha num ponto errado e não existe um ponto milagroso para isso ou aquilo).

Mas qual então seria o mecanismo da acupuntura para parar de fumar?

Primeiro a ansiedade e tensão envolvidas com a cessação do tabagismo são amenizadas, mas o mais importante o desejo de PARAR de fumar é o mais importante.

A auriculoterapia e o laser auricular são muito eficazes associados a sua vontade. É você contra você.

SunTzu em a arte da Guerra( não gosto de falar em guerra mas quando o assunto é cigarro) diz:

“Conhece-te a ti e ao teu inimigo que em cem batalhas que sejam,  nunca correrá perigo”

Se o mal do fumo te domina, infelizmente você é um forte candidato ao câncer de pulmão sem falar enfisema e outras doenças.

Uma vez que, todos os dias você despeja baldes de veneno através do vício do fumo dentro de você a medida em que você envelhece mais radicais livres que são substâncias que vão se acumulando em nosso corpo negativamente, literalmente para infernizar nossa vida, vão acumular no seu muito mais intensamente. A dor será mais intensa, a doença pior, sem falar dos estragos.

Se só o cigarro te alivia definitivamente seu bem estar e noção de qualidade de vida estão afetados.

A acupuntura reduzirá a tensão advinda com a síndrome de abstinência decorrente da retirada do cigarro. Recebo pacientes que dizem que nem eles se aguentam e querem parar imediatamente de fumar inclusive  me orientam a colocar o ponto mágico. Alguns, às vezes, são agressivos. Nessa batalha sua vontade é o general, a acupuntura com outros recursos talvez atue como um comandante ou um mero soldado porém sem o bom general não será nada.

O bem estar e a qualidade de vida proporcionados pela cessação do tabagismo são imensuráveis, do odor desagradável a tosse inconveniente, sem falar nos riscos de embolia e câncer são reduzidos ou totalmente abolidos.

Nascemos para viver bem e ter qualidade de vida, se seu avô vizinho ou até o irmão fumou e nunca teve nada pode ser você o primeiro a inaugurar a triste estatística que floreia os efeitos maléficos do fumo.

A felicidade não vem mancomunada a alcatrão e nicotina, mesmo que em preços irrisórios. Esse pequeno prazer venenoso e repulsivo para sua saúde leva a danos  não apenas para sua vida mas de todos ao seu redor.

O tratamento médico través da acupuntura e da clínica geral para sua libertação da escravidão que é o tabagismo, visa ampliar seu universo sobre o conceito do que de fato é bem estar. Além da acupuntura usamos tratamento pela medicina ortomolecular e homeopatia, ampliando os horizontes que o levarão de fato a um estado de tranquilidade e lhe trarão qualidade de vida.

 

Comentários